10 hábitos nada saudáveis que prejudicam a beleza e a saúde - Do papel para o mundo

12 de janeiro de 2018

10 hábitos nada saudáveis que prejudicam a beleza e a saúde

Que o erro é inerente ao ser humano nós já sabemos. Mas repetir determinadas práticas pode comprometer a sua beleza e saúde. O problema é que muitas vezes cultivamos hábitos ruins sem os questionarmos a longo prazo. Ignoramos os males para além do momento. 

Deixar de usar o protetor solar na ida à praia pode resultar em uma pele queimada, porém, futuramente, o impacto pode ser ainda maior, como o surgimento de um câncer. Por isso a importância dos cuidados diários é tão grande. 

Eu mesma cultivo vários desses hábitos no dia-a-dia (de modo que foi fácil fazer essa lista), e as consequências são notáveis. Geralmente quem nos ganha é a preguiça, mas que tal mudarmos esse jogo? 

Não usar protetor solar
O uso do protetor solar é importante não apenas para evitar que você fique parecendo um camarão, mas também é essencial para prevenir doenças de pele, como o câncer. Nas prateleiras das farmácias e perfumarias há uma variedade enorme de fórmulas, inclusive pra agradar quem detesta ficar com a pele oleosa. Alguns são até hidratantes e vem com perfume, que é pra ficar protegida e cheirosa!

Dormir com maquiagem
Eu sei, às vezes é muuuuuito difícil dormir sem maquiagem. Sobretudo quando você chega da festa totalmente acabada e só quer se jogar na cama. Quem nunca? Mas pera, precisamos saber o mal que isso faz à nossa pele. Quando não retiramos os resíduos de make, a oleosidade que tanto detestamos aumenta, além de favorecer o surgimento de acnes e espinhas. Para piorar ainda mais a situação, dormir maquiada acelera o envelhecimento, gerando rugas e flacidez. Ou seja, melhor pensar duas vezes antes de ir se deitar sem lavar o rosto, né?

Beber pouca água
Aposto que beber água é tudo o que você mais quer quando está há horas no sol sem ingerir uma gota de H2o, acertei? Pois bem, é assim mesmo. A água é que nem aquele crush que você só ignora. Até que certo dia você o vê com um outro alguém, e aí já é tarde. Sim, confessa que é assim que você trata a água. Mas repita comigo: daqui pra frente darei valor e beberei no mínimo dois litros de água por dia. Você notará a diferença da pele ao organismo, pois estará super hidratada.

Não usar hidratante
Falando em hidratação, você já passou hidratante hoje? No rosto ou no corpo, não importa, esse é um hábito que deve ser cultivado para manter a pele macia, cheirosa e visçosa, além de evitar o ressecamento. 

Espremer espinhas
Um sonho? Se livrar das espinhas. Objetivo: não espremê-las. Pois é, tem horas que essa parece a única solução. Após lavar o rosto seguidas vezes e nem o corretivo funcionar você fica tentada a apertar aquele monstro no seu rosto. Mas calma, vai por mim, essa não é uma escolha sábia. Quando há maior produção das glândulas sebáceas o aparecimento de cravos e espinhas é propenso, entretanto, espremer o estrago só piora a situação, já que pode gerar marcas nada bonitas no seu rosto. O segredo então está na prevenção, que ocorre através de limpeza, tonificação, esfoliação e hidratação. 

Não ingerir frutas e verduras
Todo mundo já ouviu aquele ditado, né: você é o que você come. É, mas o que você anda comendo? Respira antes de responder. Frituras, refrigerantes e doces fazem parte do cardápio de muitos brasileiros, porém, o excesso desses alimentos pode até mesmo obstruir os vasos sanguíneos, o que não é muito legal. Por isso, ingerir alimentos saudáveis, como frutas e verduras é essencial. 

Não usar fio dental
Na correria diária esse é um item muitas vezes esquecidos. Mas saiba que a sua importância é imensa. O uso do fio dental deve ser feito no mínimo uma vez ao dia. Como as cerdas da escova não alcança o espaço entre os dentes, ele é útil para fazer essa limpeza maior. Seu uso evita o famoso mal-hálito, vermelhidão nas gengivas, cáries e muito mais. O melhor então é ter um pouquinho de paciência e não esquecer mais o fio dental. 

Dormir mal
Trabalhos, vida social, sanidade mental... um verdadeiro mundo com que você precisa lidar. Mas você só quer dormir, e quase nunca consegue fazer isso de forma adequada. Entretanto, mais do que cansaço ao longo do dia, dormir mal pode gerar insônia, reduzir a atenção, a criatividade e provocar alterações de humor. 

Passar a mão toda hora no cabelo
A gente adora passar a mão no cabelo, sobretudo quando eles estão macios. Mas fazer isso várias vezes ao dia pode aumentar a oleosidade da raiz, que se expande pelos fios, tornando-os sem viço.

Roer as unhas
Seja por aflição, ansiedade ou mania, roer as unhas é um hábito muito comum. Porém, muitos desejam se livrar de tal ato, já que além de não ser higiênico, faz com que as unhas se tornem feias e com aspecto infantil. Uma das formas utilizadas e bem simples é aplicar base incolor com gosto e cheiro ruim, como as que levam alho na formulação. Assim, suas unhas estarão sempre lindas.

E você, mantém algum hábito não muito saudável? Se identificou com algum?

Nenhum comentário:

Postar um comentário