Eleições 2018: Qual a importância do seu voto e por que votar consciente - Do papel para o mundo

14 de setembro de 2018

Eleições 2018: Qual a importância do seu voto e por que votar consciente

As eleições estão chegando e isso é fato. O primeiro turno já é dia 7 de outubro, ou seja, a menos de um mês! E aí, já fez suas escolhas para senador(a), deputado(a) federal,  deputado(a) estadual, governador(a) e presidente? São decisões importantes para a democracia (ou falta dela) no país e é fundamental estar ciente disso.

Pois bem, você sabe o que cada cargo que citei faz? E por que um voto individual é tão necessário para o rumo do país? O que é votar consciente se cada um tem sua forma de pensar, seu comportamento e ideologia, sobre a qual já cantava Cazuza? Quem cria as leis, quem administra e quem cuida do cumprimento delas? Calma que tudo é mais simples do que parece. 

Legislativo, executivo e judiciário
Infográfico político

O que cada cargo faz

Senador ou senadora: O cargo para o Senado dura oito anos. Nesse tempo, o senador ou senadora cria leis, vota em projetos, fiscaliza o governo, pode criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) quando há suspeita de irregularidades, além de poder processar e julgar um(a) presidente por crime de responsabilidade. Isso te lembra algo? 

Deputado ou deputada federal: Cria, aprova e pode modificar leis nacionais, debate políticas públicas e pode criar CPIs. Seu mandato é de quatro anos, e quem bate o martelo final nas leis criadas pelo deputado ou deputada federal é o(a) presidente. 

Deputado ou deputada estadual: Cria, discute e vota em leis para o Estado, além de aprovar o orçamento estadual. Seu mandato também é de quatro anos e nesse tempo podem ser criadas CPIs. 

Governador ou governadora: Administra o governo, vai atrás de investimentos e é responsável por construções e obras. Um mandato dura quatro anos. 

Presidente: Eis o cargo mais importante do país. Publica, sanciona e promulga leis aprovadas pelo Legislativo e escolhe ministros. Tem quatro anos de mandato. 

O que é votar consciente e como faz isso?
Talvez você já tenha se perguntado o que significa votar consciente, tendo em vista que as visões de cada pessoa são diferentes de uma para outra. Pois bem, votar consciente é essencial, e isso deve ser feito sobretudo por meio de pesquisas. Cada eleitor deve fazer uma apuração sobre o cenário político atual e os candidato(a)s que concorrem. E como faz isso? Simples - através da leitura (crítica) de jornais, vendo entrevistas e assistindo aos debates com candidato(as). Também vale conversar com amigos e pessoas de opiniões diversas para ver o que eles pensam. Às vezes um novo olhar acrescenta e muito nas nossas escolhas. 

Por último, mas não menos importante, não deixe de acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. Lá tem informações detalhadas sobre todas as candidaturas, consultas por regiões, estatísticas e muito mais. Ficou mais claro agora o que é votar de forma consciente? 

Por fim, qual a importância do seu voto?
Resposta para a pergunta: enooorme! É através do voto que serão tomadas decisões importantes para o rumo do país. Se você é uma mulher que se identifica com a luta feminista não há porque votar em um candidato machista que diz que mulher deve ganhar menos porque engravida. Se você se preocupa com a preservação ambiental é interessante ver quais candidatos defendem essa pauta, e assim por diante. 

Além do mais, não podemos esquecer que as questões políticas afetam a todos e todas nós diretamente! Quando se tem uma inflação, por exemplo, o preço daquele celular que você tanto quer comprar aumenta, a blusinha também e até o preço do tomate (eu que amo tomate farei questão de votar de forma pensada, ou seja, consciente). 

Eu sei que o cenário político no Brasil não anda dos melhores faz tempo, mas se a gente não fizer nada e deixar que outras pessoas decidam por nós não estaremos contribuindo em nada para o país que sonhamos. E depois nem adianta reclamar que brasileiro não sabe votar se você não se deu o trabalho de levantar da cama e ir até a zona eleitoral mais próxima. 

#VemPraUrna

Nenhum comentário:

Postar um comentário