Uma mala de aprendizados em Ouro Preto - Do papel para o mundo

30 de novembro de 2018

Uma mala de aprendizados em Ouro Preto

Uma mala de aprendizados em Ouro Preto
Placas de localização em Ouro Preto
Se tem uma coisa que deixa marcas é viagem. Em todos os momentos, na bagunça de fazer as malas, no transporte que nos leva ao destino ou no destino em si. A gente planeja, sonha em como será, em quais lugares visitaremos e o que de novo iremos encontrar. É, talvez o novo seja o que sempre esperamos, afinal, não saímos de casa à toa, é a curiosidade que nos tira da cama, e dessa vez ela me levou a Ouro Preto- MG.
Uma mala de aprendizados em Ouro Preto
Arte mineira
Eu já conhecia Minas, tanto a capital quanto o interior, mas nada foi tão colorido quanto o Centro Histórico de Ouro Preto. Suas igrejas, museus e trens guardam histórias que só Tiradentes poderia explicar. A broa de milho comprada na padaria de uma das esquinas ainda deixa saudades, e o que dizer das ladeiras? Oh, essas cansam! E são infinitas. Mas vale a pena subir cada rampa e cada degrau em busca do desconhecido. Às vezes uma curva nos leva a uma livraria, às vezes nos leva a uma das muitas repúblicas de estudantes. 
Uma mala de aprendizados em Ouro Preto
Centro Histórico de Ouro Preto- MG
Entretanto, acho importante falar de um pedacinho do que a gente sempre encontra - aprendizado. Já parou pra pensar no tanto de coisas que aprendemos ao viajar? Seja sobre a quantidade de roupas exageradas que a mala abriga, sobre as vivências que nos deparamos ou até mesmo aquelas pedras que aproximam tudo à beira do estrago. Nunca é sobre apenas ruas e paredes quando algo nos toca lá dentro, rente ao peito. 
Eu mesma
Nessa viagem aprendi então que não dá pra caminhar sem gratidão nos pés. Sim, eu agradeço pela intensidade de sensações climáticas ora frio, ora calor, agradeço pelas horas de viagem dentro de um ônibus e pelos roncos de caros passageiros. Eu saí do lugar, não saí? Então por que não levar o melhor de cada paisagem? Veja bem, seja leve. 

Que aprendizado você consegue tirar de alguma viagem que tenha feito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário