#NosMostre – o novo projeto da Dove pela autoestima das mulheres - Do papel para o mundo

17 de maio de 2019

#NosMostre – o novo projeto da Dove pela autoestima das mulheres


ShowUs
Olá, tudo bem? Hoje vamos ter uma conversa sincera sobre como nos vemos, e para isso usaremos como inspiração o novo projeto da Dove pela autoestima das mulheres, intitulado #NosMostre. Você sabia que 70% das mulheres não se veem representadas pela mídia? É o que aponta a pesquisa feita pela marca, que tem como objetivo incentivar a exibição da aparência real, sem photoshop. Sabe aquela foto que você tira e fica olhando, aí olha mais um pouco procurando defeito... Esquece! A ideia é justamente ir contra a ditadura da beleza, pra mostrar que somos belas sem filtro. 

É sabido que padrões estéticos geram imposições estéticas. Isto é, se existe um corpo que é tido como ideal ou um tipo de cabelo mais aceito, há também uma pressão para que a gente tenha esse corpo e esse tipo de cabelo. Por isso a Dove se uniu com a Getty Images, uma das principais empresas em criação e distribuição de imagens, e a Girlgaze, uma comunidade global de fotógrafas para criar um banco de imagens de belezas que muitas vezes não são ressaltadas pela mídia. 


O projeto está disponível no site da Dove, e pelo Instagram é possível acompanhar as fotos de mulheres que estão utilizando a #NosMostre, ou em inglês, #ShowUs. É possível filtrar as imagens no site de acordo com categorias, que são: Autenticidade, Satisfação, Inspiração e Beleza. O trabalho é de uma qualidade que vale a pena ser apreciada, com fotos de mulheres de diferentes idades, cores, pesos e cabelos. A youtuber Ellora Haonne, a atriz Mariana Xavier e a cantora Lelezinha também estão apoiando a campanha, e caso você queira fazer parte desse movimento, já sabe, é só usar a hashtag criada. 
#NosMostre
Agora eu quero saber de você: como é a sua relação com o seu corpo? Você lida bem com a aparência ao se enxergar diante de um espelho? Quais são as caraterísticas mais marcantes que você observa? E o que menos te agrada? Faça uma análise de si própria, em um mundo que é todo seu, e se pergunte: por que você nega determinadas partes de você? Por que prefere colocar uma blusa que esconda a barriga ou usar maquiagem todas as manhãs? Se questione se de fato suas atitudes são tomadas a partir de vontades suas ou de imposições, pressões alheias. Talvez você só precise se olhar um pouco mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário