5 motivos para assistir 'Não provoque', destaque na Netflix - Do papel para o mundo

13 de abril de 2020

5 motivos para assistir 'Não provoque', destaque na Netflix

O catálogo da Netflix é repleto de tramas clichês e, quando se trata de líderes de torcida a história não é diferente! Mas bem, esse definitivamente não é o caso de 'Não provoque', ou no original, 'Dare me'. A série, muito elogiada pela crítica, é uma produção do USA Network e, estreou em 2019, nos Estados Unidos. Com apenas uma temporada (atualmente) e 10 episódios em torno de 40 minutos, você vai facilmente entender os motivos para assistir 'Não provoque'. 



Narrativa complexa
Diferentemente de muitas obras clichês sobre líderes de torcidas estereotipadas e, não mais que isso, a série apresenta uma narrativa complexa, seja pelos seus personagens ou pelo seu próprio roteiro. Fui assistir 'Não provoque' muito na curiosidade e por querer ver algo mais leve e, me impressionei bastante. E bem, se você quer realmente assistir algo leve, talvez esse não seja o programa mais indicado. 
Motivos para assistir 'Não provoque'
Lembro que já ao fim do primeiro episódio sentia que havia algo mais ali em termos de história pra contar, mas por não saber exatamente o quê, optei por não resumi-la em "uma série sobre líderes de torcida", com receio de gerar uma comunicação errônea e simplista baseada no que a indústria americana nos ensinou a consumir. De fato, eu estava certa, pois a trama tem um foco muito mais na crueldade das relações humanas do que numa romantização de meninas supérfluas com seus pompons. As personagens, sobretudo as centrais, Beth (melhor atleta do time), Addy (a narradora) e Collete (treinadora do time), são bem mais do que as suas capas. 

Uma bela fotografia 
Para quem aprecia uma boa fotografia, vai encontrar em 'Não provoque' um bom alvo para os olhos. Sobretudo nas cenas noturnas, onde tons cintilantes se fazem presentes, enaltecendo a estética de mistério da série. 
Motivos para assistir 'Não provoque'

Drama teen com thriller psicológico
A série também é uma boa união entre o drama teen com o thriller psicológico, o que significa que ela traz para a tela as particularidades e dores dos jovens com uma boa dose de suspense e até certa carga de tensão. Não a toa, a trama conquistou o Top 10 da Netflix, atraindo um público que gosta de histórias juvenis, com festas, amores e traições, mas que não perde a chance de ter um envolvimento mais psicológico com a abordagem. 
Motivos para assistir 'Não provoque'

História baseada em livro
Se você gosta de comparar histórias de livros com as de filmes ou séries pra saber se são mesmo parecidas, melhores ou piores, saiba que o texto de 'Não provoque' foi inspirado no livro 'Dare me', da americana Megan Abbott, que no Brasil, só tem um livro traduzido para o nosso idioma, intitulado 'A febre', publicado pela editora Intrínseca. O que dizem é que o livro é bem completo e daria facilmente uma segunda temporada. Pra quem já conferiu a série, basta tirar suas próprias conclusões com o desfecho. 
Motivos para assistir 'Não provoque'

Prende o telespectador
O último motivo para assistir 'Não provoque' é: ela vai te prender. Seja pela sagacidade de seus 10 episódios de 40 minutos, pela estética ou pelos assuntos tratados, como bullying, uso de álcool, rivalidade feminina, masculinidade tóxica, abusos de diferentes níveis e abandono afetivo. Então que tal começar hoje a assistir essa série, hein?
Motivos para assistir 'Não provoque'

Aproveita pra me contar aqui qual é a sua série do momento que eu te digo se eu já assisti também e o que acho! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário