O que fazer por você nessa quarentena - Do papel para o mundo

22 de junho de 2020

O que fazer por você nessa quarentena

O que fazer na quarentena
Oie! Como vão as coisas por aí? Durante esse período de isolamento social, muito se tem ouvido falar sobre "o que fazer" em casa. Mas percebo que muitas  vezes essas dicas vão num sentido de ocupar o nosso tempo com qualquer tarefa, sabe? Então meu objetivo neste post é compartilhar algumas coisas que você pode fazer por você nessa quarentena e, que eu acredito que vão te fazer bem até o pós-quarentena. 

Gostaria de observar também que este não é um post sobre produtividade, necessariamente, é muito mais sobre bem-estar. De certo modo, todos os pontos que serão abordados se relacionam com o autoconhecimento, porém, como este é algo mais subjetivo, quis trazer também um pouco de prática em tópicos que acho essenciais, como começar algo novo e praticar o amor próprio. Introduções feitas, vamos de fato ao post?

-Buscar autoconhecimento
Autoconhecimento na quarentena

Acho que nunca me conheci tanto quanto nessa quarentena. Durante esses dias, em casa, sozinha, acaba sendo natural olhar um pouco mais pra dentro. Tenho percebido quais são os meus pensamentos mais constantes, quais as minhas maiores angústias, o que me deixa mais triste e as alegrias que me roubam sorrisos. 

Minha dica pra você, então, é tirar esse tempo pra se observar e, olha, nem estou falando aqui pra se ocupar em fazer grandes reflexões. Não é isso e, vou dar um exemplo pra te ajudar nesse exercício. Durante o isolamento, um debate que foi levantado se refere à depilação feminina. Muitas mulheres relataram que pararam de se depilar por estarem em casa e, consequentemente, por não terem que expor publicamente suas axilas e demais áreas do corpo. Se você também é uma dessas mulheres, não seria a hora de rever a importância da depilação na sua vida e, mesmo refletir sobre padrões e a sua relação com o SEU corpo?

Vale ainda reparar no modo como você lida com maquiagens, roupas, bem, absolutamente tudo. Talvez você não mude suas atitudes imediatamente após descobrir que algo em sua rotina é muito mais um hábito opressor do que a sua verdadeira vontade e, tudo bem, afinal, precisamos respeitar os nossos processos, né? Mas só de saber o que te faz bem e o que não te faz tão bem assim já é um avanço e tanto!

-Começar algo novo
Começar algo novo na quarentena

Provavelmente você já ouviu aquela frase que diz que "se não der certo, ao menos você tentou", né? Pois bem, faça uso dela também neste momento. Tente! De verdade, não precisa ser algo mirabolante, algo simples já é muito válido! Eu sei que toda essa pandemia paralisou muitas pessoas, fazendo com que algumas tenham dificuldades até mesmo para se levantar da cama, mas se ao menos isso você consegue fazer, tente começar algo novo. Escreva um diário de gratidão como motivo para focar mais em coisas boas do que nas ruins, dê os primeiros passos naquele projeto dos sonhos engavetado por você há anos, pinte telas! O que não faltam são possibilidades, mas você, só você sabe o que realmente está ao seu alcance e te fará bem.

Vou deixar aqui um bônus de um vídeo com 40 coisas para fazer sem sair de casa lá do canal Femingos, que fala sobre arte e criatividade <3


-Praticar o amor próprio
Amor próprio na quarentena

Para finalizar este post, que eu espero muito, desde já, que você tenha gostado, meu conselho é: busque amor próprio. Tente diariamente se julgar menos e visualizar seus pontos altos e baixos (sim, estes também!) com carinho e empatia. Acho importante deixar claro aqui que amor próprio não é somente sobre estética, okay? Não é sobre amar, somente, a própria pele ou o formato do seu rosto. Amor próprio é muito mais sobre se respeitar a partir do entendimento de quem você é, genuinamente, com qualidades e "defeitos". 

Não gaste as suas horas em casa procurando dores em frente ao espelho ou chorando na cama, se permita sentir, sim, isso sempre, mas não se martirize. Consuma conteúdos que te inspirem, ouça pessoas que querem o seu bem, escreva recadinhos para si mesma e cole pela casa! Construa a sua jornada, degrau por degrau. 

E agora me conta aqui o que você tem feito por você nessa quarentena. Vamos compartilhar ideias e afetos! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário